Cinoterapia

Quem tem um cachorro em casa sabe como o animal pode fazer a diferença na vida de uma pessoa, mas talvez não faça ideia de como isso pode ajudar no tratamento de um paciente no ambiente hospitalar. Desde 2013, o Hospital Infantil recebe a visita da Tosca, uma golden retriever que faz parte do projeto Cinoterapia, visitando semanalmente os pacientes.

tosca3
A Cinoterapia é um método que utiliza cães ou outros animais como coterapeutas em terapia de pacientes em variadas situações. No Hospital Infantil, o projeto foi idealizado por Joana Faria de Camargo, neta do Dr. Jeser Amarante Faria, e pelo educador comportamental canino, Edmundo Barbosa Sales Junior. Edy, como é conhecido, conta que escolheu a Tosca entre outros cães adestrados devido ao seu comportamento calmo e dócil. “O cão precisa estar preparado para situações em que haja barulho ou qualquer outra reação da criança”, explica o educador.

tosca2
Segundo Edy, a tutora de Tosca, Scheila Bianca Freitas, ficou muito feliz em ceder a cachorra para este projeto, pois já tinha a intenção de realizar alguma ação voluntária. Dessa forma, além de oferecer a Tosca, ela se responsabiliza em cuidar da saúde do animal. “Todos os dias de visita, a Tosca vai ao pet shop para cuidados com higiene e de lá vai direto para o hospital, para evitar qualquer tipo de contaminação”, conta Edy.

tosca1

Anúncios